EDUCAÇÃO INFANTIL

Hoje a educação infantil assumiu um papel de extrema importância na vida escolar do aluno, pois é nesta fase que as crianças são inseridas na vida social, começam a vivenciar valores, aprendem a conviver, desenvolvem múltiplas linguagens, percebem o mundo adulto e constroem esquemas e estruturas de pensamento que serão fundamentais para toda a vida futura.

A escola infantil, portanto, deve considerar a criança como um ser de direitos, buscando preservar a brincadeira, a fantasia e a curiosidade que tanto caracterizam o universo infantil.

Entender a função de brincar no processo educativo é conduzir a criança, ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita e da matemática.

Desta forma, nossa proposta pedagógica traz situações ricas e desafiadoras, propiciando um contexto problematizador para os alunos, que devem atuar de modo a defender pontos de vista, a organizar argumentações, a planejar ações. Preserva também o aspecto lúdico e o respeito à criança, pilares fundamentais do nosso trabalho.

EDUCAÇÃO SOCIOINTERACIONISTA

Número de alunos reduzidos por sala (no máximo 12);
Profissionais atualizados e preparados para conduzir o processo educacional de forma inovadora e eficaz;
Ambiente familiar e seguro;
Educação Socioemocional (Escola da Inteligência – Metodologia do Dr. Augusto Cury);
Construção Interativa do Conhecimento (aluno como principal protagonista da aprendizagem);
A Arte e o Brincar como foco da aprendizagem.

ESCOLA DA INTELIGÊNCIA

A Escola Infantil Tindolelê orgulha-se por ser a primeira escola de educação infantil em São Caetano do Sul a adotar a metodologia Escola da Inteligência.

É um programa que objetiva a educação das emoções e o desenvolvimento da inteligência. Contribuindo para a formação integral dos alunos, preparando-os para os desafios sociais e profissionais.

Inteligência Socioemocional é:

Gerenciar o estresse e a ansiedade;
Superar perdas e frustrações;
Empatia: colocar-se no lugar do outro;
Autoconhecimento e autocrítica;
Postura empreendedora e liderança;
E muito mais!

Imagine uma escola que ensine não apenas a língua portuguesa para crianças e adolescentes, mas também o debate de ideias, a capacidade de se colocar no lugar do outro e de pensar antes de reagir para desenvolver relações saudáveis. Uma escola que não ensine apenas matemática numérica, mas também a matemática da emoção, em que dividir é aumentar, e também ensine a resiliência: a capacidade de trabalhar perdas e frustrações. Continue imaginando uma escola que ensine a gerenciar pensamentos e a proteger a emoção para prevenir transtornos psíquicos. Pense ainda em uma escola em que educar é formar pensadores criativos, ousados, altruístas e tolerantes, e não repetidores de informações.

Parece raríssimo?
Mas hoje é realidade para centenas de milhares de alunos comtemplados pelo programa escola da inteligência, que tem uma metodologia inovadora e de fácil aplicação, encantando centenas de escolas em vários países.

Augusto Cury

Escola Infantil Tindolelê ® 2021. Todos os direitos reservados.